Eventos
27 Julho 2010
Rally Histórico Luso-Caramulo 2010

Desde já agradecemos a todos os participantes pela excelente participação e em particular aos que sempre nos admiram e colaboram nas nossas sempre divertidas iniciativas. Aproveito para agradecer as fotos fantasticas de todos e segue então o "relato" do sucessido..... O Clube LusoClássicos agradece........

As contas este ano são fáceis…… Simplesmente 45 verdadeiras máquinas alinhadas para o V Rally Histórico Luso – Caramulo, com o já habitual desenho do Clube LusoClássicos…..
246 Km, definiram esta prova, como uma das mais duras até aqui realizadas neste rally, numa silhueta definida entre Luso – Piódão – Anadia – Bussaco.
Num rally que se pretende sempre social e ao mesmo tempo competitivo, as mais de quatro dezenas de relíquias, alinharam à hora marcada no ponto zero zero…. Da década de 30 aos anos 80, os inscritos garantiam a sua imagem de marca….Manhã fresca e ambiente tenso….. Motores quentes e público relaxado. O contraste e o relógio entraram em combustão e á hora marcada o centro da Vila de Luso, ficou completamente entupido. Uma verdadeira loucura que saia de minuto a minuto. Percurso inicial calmo, pavimento linear, notas definidas e a prova flui naturalmente entre Luso e Oliveira do Hospital. Ao minuto 22 da hora 11, o primeiro veículo dá entrada na PEC 3 para a verdadeira silhueta da condução. De troço bastante inclinado a descida para Ponte das Três Entradas e a Subida para Piódão criaram a grande dificuldade da manhã. Gancho esquerda…. Segunda à direita….redução rápida….. tudo era controlado e devidamente aferido pelos controladores que ao longo de todo o percurso tentaram garantir a colocação certa. Tudo rolava na perfeição e num cenário realmente maravilhoso, o barulho dos motores garantiu o ruído relaxante que se pretendia….. Subidas, picadas, recta, ganchos, ganchos, gancho, travar…..enfim, palavras para quê, pois Piódão é Piódão…. Com os participantes já repartidos a chegada ao almoço foi merecida e verdadeiramente gratificante. Resultados já em alta rotação, as conversas e criticas já se faziam sentir, sob o olhar atento da organização. Comentários ao rubro, garantiam a disputa verbal e o resto………….!!!! esse estava garantido á organização, que ultimava a tarde.
Calor!!!!!!…..14:30h…..Controladores a postos…..primeiro veículo alinhado e………… motores!!!!! por favor, arranquem…. Piódão acima e….maravilhoso, ao longo da serra os veículos desapareciam e apareciam a seguir a ganchos e em patamares….LINDO!!!! Momentos únicos a não perder…. Entre ligações e provas, as médias eram meticulosamente salvaguardadas, garantido a regularidade pretendida num sinuoso percurso…. Arganil já estava de portões abertos para receber os fortes candidatos à vitória. O “roncar” dos motores acabou por ajudar à festa que com o público à mistura originou um excelente ambiente… A ligação para a última prova e derradeira aventura, estava ao alcance de todos até que……algures no início da Serra do Bussaco, o ponto de inicio aparece….. tempo em espera….tic tac tic tac tic tac…controlar hora de saída e……. Por favor gasolina, faça a combustão correcta para a vitória. Ultima PEC e realmente bonita, por entre as diversas espécies arbóreas desta bela mata…. À hora marcada e com “pinos” devidamente colocados, a prova de perícia poderia iniciar….. pavimento completamente virgem, espaço agradável e numa rotação elevada os inúmeros participantes fizeram questão de fazer o que o desenho transmite…..isto é……senhores por favor, usem e abusem do pedal. Ponto alto com o público ao rubro e verdadeiramente agradado…. Um espaço de descompressão que foi ajudado no regresso à partida da manhã para uma merecida pausa de uma hora e meia…. Entre comentários e não comentários o ar empenhado dos participantes criava a tensão da próxima prova que……rapidamente chegou….12 Km em grande espírito de regularidade que antecedia o jantar…..foi um esticar dos motores num breve percurso já quase ao anoitecer…. Luso- Anadia e o jantar pode ser servido…… Conversa e conversa e mais conversa e mais conversa….enfim, um momento de libertação para todos que deu origem a um breve atraso no inicio da tão desejada SPN (Super Especial Nocturna) uma prova de regresso ao Luso, num ambiente de inteira concentração. Composta por cerca de 17Km e 9 controles onde 2 deles serão à vista, a subida para o Luso criou um enorme e agradável som de fundo dos motores…Algures pela serra as luzes desfilavam e o fumo não se notava…..Todos esperavam no Luso para o fim do 1º dia do rally luso –caramulo…. Com algumas baixas, todos os participantes estavam agradados. Entrega de prémio das provas do dia e descanso é o PEC que se segue….
Com cerca de 8 horas de sono, e já de nervos à flor da pele, o dia de Domingo iniciava com a respectiva Rampa Bussaco, onde ao longo de quase 3Km em piso paralelo e histórico, os participantes teriam de controlar ao máximo a sua vontade em patinar….. “ambiente realmente fantástico”. O dia estava no inicio e o desfile ao Caramulo já se sentia ao longo do seu percurso…. Já com 50 Km percorridos, o ambiente misterioso do Caramulo já se entranhava nos motores…. numa ansiedade tal que do escape saia um fumo sorridente e inteiramente familiar….. 12h e 30 minutos e era anunciada a entrada grandiosa do Rally Histórico Luso Caramulo….. palavras para quê, quando 45 veículos fazem o seu próprio historial…..? O almoço merecido, conformou os participantes de que este rally é um momento de inteira alegria e diversão e que apesar de mais exigente este ano, tentou sempre garantir o objectivo para que foi criado….socializar…
Todos cansados e quase derrotados……quando de repente….. o nome do rally é novamente chamado para a fulminante subida da Rampa Histórica do Caramulo….. Pareciam água a cair sobre os seus veículos….. publico aplaude, publico de boca aberta e os concorrentes??? Esses, desfilavam de uma forma elegante e misteriosa, mostrando e demonstrando a beleza do veículo clássico.
Um fim semana que reflecte os largos dias de trabalho, que deram a garantia de uma prova interessante e de sucesso. A organização agradece a todos os que colaboraram, pois sem eles seria impossível conseguirem-se momentos únicos assim. Até para o ano….na 6ª Edição do Rally Histórico Luso Caramulo.

Vencedores:

Prova de Regularidade

1º - Concorrente nº 29 – BMW 1602 de 1974 - Dionísio Magalhães e Monica Meireles
2º - Concorrente nº 31 – Porsche Carrera de 1974 - Helder Valente e Julia Rocha
3º - Concorrente nº 30 – Alfa Romeo 2000 GTV de 1974 - Jorge Santos e Francisco Fonseca


Prova de Perícia

1º - Concorrente nº 27 – Datsun 1200 de 1974 - Diogo Nascimento e Pedro Vieira
2º - Concorrente nº 31 – Porsche Carrera de 1974 - Helder Valente e Julia Rocha
3º - Concorrente nº 22 – Mercedes 350 de 1972 - Maria José Brilhante e Manuel da Silva

Super Especial Nocturna

1º - Concorrente nº 38 – Porsche 911 SC de 1979 - Jorge Dinis e Ana Paula
2º - Concorrente nº 15 – Porsche 911 T de 1969 - Fernando DaSilva e Rosario Silva
3º - Concorrente nº 29 – BMW 1602 de 1974 - Dionísio Magalhães e Mónica Meireles


Rampa Bussaco

1º - Concorrente nº 31 – Porsche Carrera de 1974 - Helder Valente e Julia Rocha
2º - Concorrente nº 30 – Alfa Romeo 2000 GTV de 1974 - Jorge Santos e Francisco Fonseca
3º - Concorrente nº 33 – Alfa Romeo Giulia de 1975 – Ricardo Pereira e Manuela Pereira

Classificação Prova de Regularidade RHLC10 (clicar para abrir ficheiro em PDF) 

Classificação Prova Especial Nocturna RHLC10 (clicar para abrir ficheiro em PDF) 

Classificação Rampa Bussaco RHLC10 (clicar para abrir ficheiro em PDF) 

Classificação Perícia Bussaco RHLC10 (clicar para abrir ficheiro em PDF) 

"Há momentos na vida que não se devem perder, são únicos"


galeria de imagens
 

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

 
01 02 03 »»

 

Todos os direitos reservados ao Clube LusoClássicos | produção internet: Ventre