Eventos
9 Março 2011
Clássicos Histórico Luso-Bussaco 2011

Classicos Histórico Luso Bussaco 2011…… 30 de Abril de 2011…..Um termo e uma data que dificilmente vai sair da memória dos participantes….
Quem não esteve??? Quem não viu??? Quem não soube o que se passou??!!!!!! ….. ninguém soube???? ……. Clube LusoClássicos organizou mais um rally carregadinho de clássicos….encheu….entupiu o Luso e suas ramificações…… “Esta está feita….a próxima será para dominar completamente as ruas e percursos…..aguarde”

Mais de 30 veículos inscritos para este Rally… Uma prova …digamos que diferente!!!! A origem, essa claro está, começa no Luso. Verificações feitas a partir das 9h da manhã e mesmo á horinha, 10h e o relógio organiza o arranque de minuto a minuto…… O escaldão já se fazia sentir e as ruas literalmente entupiram de uma forma organizada…CHUVA!!!!!?????? Essa fugiu com o medo e foi picada pelos roncares dos motores dos anos  50 a 80….


A 1ª Secção estava lançada e as “princesas” clássicas faziam uma analogia entre o voar e o deslizar… Desde antigos troços do Rally de Portugal, passando por passagens controladas ao pormenor… o principal eleito era sem duvida o respeito pelo cronómetro e o tão aclamado Road-Book…Meus amigos, nada foi deixado ao acaso e se até aqui a prova era uma simples prova, rapidamente se tornou numa magistral prova de regularidade com cenários verdadeiramente únicos…. Com a Serra a acolher a chuva e a dificultar o publico de visualizar as máquinas, os participantes tiveram de, subtilmente, multiplicar os seus esforços e fazer a vontade aos pneus que insistiam em “patinar” mais que o normal. Algures entre Buçaco e Coimbra os motores aqueciam as localidades e ninguém passava indiferente. Cerca das 12h, a chegada a Coimbra foi apoteótica…verdadeiramente magistral. “Velhinhos” em frente á câmara municipal, criaram um cenário de guerra, colocando o publico ao rubro….. Tudo perfeito!!!

…….Breve pausa para carregar, motores, depósitos e claro está….o almoço

14h e 30m e o relógio gritava bem alto pelos participantes. Ninguém foi indiferente e de contas bem feitas, deu-se asas ao acelerador…. A intenção seria arrancar em direcção á prova de perícia que….á ultima da hora fazia questão em não aparecer…ou não fosse este nosso país, por vezes, difícil de contornar…. Enfim, não há perícia ali, mas a prova continua e o desfile do contorno ao pino será feito noutro lado….BUSSACO. Até lá, muita coisa iria rolar…percursos difíceis….subidas em rampa…paragens ao segundo…. Curva ao lado de escarpas…. Segredos a seguir a mistérios….bem…quem não estava lá que se aprece para Setembro, porque desta vez o rigor vai ser igual. Foi uma verdadeira maratona de contas e de paisagens em curva. Aquilo era serra, aquilo era terceiras, aquilo era travão de mão…tudo era possível para cumprir o rigor da regularidade, onde controladores, aferiam calmamente cada passagem ao longo dos 128 Km de prova.
Á hora prevista, e depois de algumas máquinas acusarem cansaço (pelo menos faziam uma birra gigante….como se, os donos acreditassem que depois de 40 anos a circular , uma birra iria impedir de continuar…AH…. Prego a fundo e “mai nada”). A prova estava a ser intensa….e a chegada ao Luso era um voto de contrapartida e de reconhecimento para cada participante….
Máquinas em plena Vila, aleatoriamente colocadas, como se de um filme de clássicos de Quentim Tarantino se tratasse e toca a fazer uma prova de vinhos… Até aqui o significado de “prova” era levado á exaustão….mais uma razão para regressarem e virem ao próximo rally….sublime.


Quando tudo parecia terminado, um “grito”, com ardor “weber”, soltou e definiu o trajecto para a perícia….BEM!!!!! Meus amigos, aquilo parece que foi como “retirar a chupeta aos bólides”..pareciam crianças……
O contorno ao “Meco” foi uma bela lição para quem via. Mas qual, falha qual quê…mas qual medo qual quê…. Ninguém respirou durante a prova e de repente aquilo que embelezava a Serra do Buçaco deixou de ser Verde e passou a ser LusoClássicos……ou seja…Único… Todos gostaram e não encontravam adjectivos para descrever o dia esplêndido e divertido que tiveram. Novos participantes vieram e novas amizades se criaram.
Uns sorriam…outros aceleravam…outros ficavam rendidos….muitos comentavam a boa organização, mas havia um que, depois de tanta festa e esforço, agradeceu e prometeu repetir num próximo rally….o LusoClássicos.


O Clube agradece a todos os que contribuem CONVICTAMENTE com estas actividades. Sem eles nada disto seria possível. Para os amigos e para os participantes aqui vai o nosso Sorriso de agradecimento e a promessa de que em Setembro, no Rally Histórico Luso – Caramulo, a festa vai-se repetir e fazer “fumo” nos que não vierem.

Prova Regularidade Luso-Coimbra (clicar para abrir ficheiro em PDF)

Prova Regularidade Coimbra-Luso (clicar para abrir ficheiro em PDF)

Lista de Participantes (clicar para abrir ficheiro em PDF)

Há momentos na vida que não se podem perder, são únicos.


galeria de imagens
 

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

 
01 02 03 04 05 06 07 08 »»

 

Todos os direitos reservados ao Clube LusoClássicos | produção internet: Ventre