Eventos
21 Julho 2012
Rally Histórico Luso-Caramulo 2012 - A HISTÓRIA

LusoClássicos colocou na estrada a VII edição do Rally Histórico Luso Caramulo…..mostrou e demonstrou que , há momentos na vida realmente memoráveis…..

A uma semana do dia 7 de Setembro, data em que já chegavam alguns participantes deste Rally, o Clube LusoClássicos, já se movimentava para os últimos pormenores da prova…

Este ano o cenário interligou três serras maravilhosas….Bussaco, Lousã e Caramulo….

Com a arte de bem desenhar, o itinerário saiu com um balanço completamente melodioso…. Nada como participar para realmente se perceber o que se fala…. Não basta dizer que foi bom, fantástico, único, divertido…. Participem e logo dirão o que pensam…de qualquer forma aqui vai um pequeno “carburador” de ideias.

Para esta descrição, seria ótimo criar um espaço interativo, onde cada um selecionasse o numero para descrever o sucedido…mas…..que se escreva e descreva o melhor

30 participantes, público a aguardar e organização toda coordenada….aqui está o primeiro ingrediente do sucesso desta prova que pelas 10h do dia 8 de Setembro, anunciava a saída do primeiro veículo, um mítico MGA de 1956…. Mote dado e desfile iniciado. Folhas de controlo entregues, fazem-se contas intermédias, cria-se um espaço privado de concentração e acima de tudo um cenário que remete á história e ao requinte. Minuto a minuto saíam todos os veículos de uma forma avassaladora, colocando o centro do Luso em estado sitio. 79Km faziam a prova entre Luso e Lousã, num itinerário bastante sinuoso que compunha 3 classificativas e uma espetacularidade exemplar….. Ambientes naturais, estradas “sinistras”, locais únicos…..afinal um rally pode servir para tanta coisa interessante. Anos 50, 60 e 70 foram os expoentes máximos que acolheram este evento…se houvesse oportunidade de escrever um livro, esse, já teria um título….. “a História, numa Histórica Prova…”

Sol já bem alto, e Lousã abraçava todos os participantes desta primeira secção onde o mítico MGA e vencedor á geral, fazia as honras da casa e dava o mote de partida e chegada… uma condução ao segundo de João Filho e Tiago Caio.

Caravana junta….. “carroçarias carregada” e…… prova que é prova tem é que andar na estrada

Faz-se a contagem, chamam-se os pilotos, agrupa-se o controlador e 3…2…1 que role a segunda secção, para um ambiente entre Lousã e Luso, que seria composta por 92Km de puro “rasgo” curvilíneo. A parte da tarde prometia maior intensidade e rigor, num percurso bem mais denso de curvas e ausente de vistas feias…. Uma maravilha da natureza e um requinte no desfile…. Um mítico Triumph TR3A deliciava o asfalto que outrora era terra…..um desportivo BMW 2002, cortava a serra que outrora era mato….um Cortina GT, escrevia a palavra “curva” a cada passagem, e um recente M3 de Bruno Mineiro, fazia o que hoje se chama de perfeição……Se algo de especial no mundo existe, esse algo existiu neste rally.

Final do dia e a prova de perícia marcava o fecho do dia de Sábado….carros, pinos, público, rotação, pneus….bem, palavras para quê, se estamos no Bussaco e a envolvente já por si é um exemplo de plenitude….. Todos levaram á risca a exatidão do figurino e todos terminaram com um drink break verdadeiramente relaxante…. Caso se escrevesse um livro poderia ter o titulo de “a História, num momento Histórico…”. Este ano uma miniatura foi oferecida pela IXO models, e pelo participante do Corvette que, de Macau fez o momento perfeito…

Domingo…dia “relax” que este ano contou com duas provas de cultura bairradina. Uma delas teve inicio pelas 10h da manhã e contou com 8km que relembrou os 75 Anos daquele espaço. A Vila do Luso foi o cenário e por minutos veículos, pessoas e barulho, criaram um convívio verdadeiramente louco de euforia e diferença………de seguida…….”Rampa Fundação do Bussaco”….média absoluta num interior da mata único………..bem, um respirar de emoções que anunciou o caminho para o Caramulo….

43Km de calma e paisagem, fizeram a ligação entre Luso e Caramulo. Calmamente se subia a serra e, ás 12h e 10m o Rally Histórico entrava no ambiente MotorFestival, criando um som de fundo, que se diluía ao longo daquele espaço maravilhoso……..

O espaço era amplo e para relaxar, tira-se partido da história de um lugar….. Pelas 16h e 30m, “toca o sino” e ouve-se o anunciar do Rally Histórico Luso Caramulo para subir a Rampa Histórica e encerrar todo o evento……palavras para este momento não existem e termina-se como se começou “Participem e logo dirão o que pensam”……

Um evento para ser reconhecido tem de ter algo de especial, e isso, no Rally Histórico Luso Caramulo, esteve patente desde o início….. Obrigado Amigos

A todos os que colaboraram, o nosso muito obrigado

Brevemente teremos as Classificações Gerais online

Classificações

Geral

1º - MGA de 1956 – João Filho / Tiago Caio

2º - Alpine Renault A 310 de 1980 – José Teles / Lígia Carvalho

3º - Sunbeam Alpine de 1965 – Michael Odell / Luis Candido

Classe A

1º - MGA de 1956 – João Filho / Tiago Caio

2º - Triumph TR3 A de 1960 – Carla ventura / António Oliveira

3º - Volkswagen Carocha Oval de 1956 – Fernando Ribeiro / Angelita Ribeiro

Classe B

1º - Sunbeam Alpine de 1965 – Michael Odell / Luis Candido

2º - Ford Mustang de 1964 – Joaquim farias / Rosa farias

3º - Ford Cortina 1600 GT de 1970 – Miguel Baptista / Sandra Sousa

Classe C

1º - Alpine Renault A 310 de 1980 – José Teles / Lígia Carvalho

2º - Land Rover de 1972 – Diogo Lindo / José Santos

3º - Mini MK II de 1972 – Artur Miranda / Angela Ribeiro

Classe E

1º - Porsche 996 de 1997 – Manuela Gonçalves / Carlos Gonçalves

2º - Mazda MX 5 Miata de 1996 – Marino Silva / Filipa Ferreira

3º - Renault 11 Turbo de 1987 – António Almeida / Sandro Almeida

Prova perícia

1º - Opel Kadett C GTE de 1976 – João Manso / Vera Gadé

2º - BMW M3 E36 EVO de 1996 – Bruno Mineiro / Rita Reis

3º - Mini 1275 GT de 1972 – Ricardo Pereira / Raquel Pereira

Prova “75 Anos”

1º - BMW M3 E36 EVO de 1996 – Bruno Mineiro / Rita Reis

2º - Triumph GT6 de 1972 - Alfredo Gavinho / Maureen Antunes

3º - Mini 1275 GT de 1972 – Ricardo Pereira / Raquel Pereira

Prova Regularidade Geral (clicar para abrir ficheiro em PDF)

Prova Regularidade 1ª Secção (clicar para abrir ficheiro em PDF)

Prova Regularidade 2ª Secção (clicar para abrir ficheiro em PDF)

"Há momentos na vida que não se devem perder, são únicos"


galeria de imagens
 

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

#

 
01 02 »»

 

Todos os direitos reservados ao Clube LusoClássicos | produção internet: Ventre