Notícias
10 Setembro 2013
Rally Histórico Luso-Caramulo 2013 - A História

Rally Histórico Luso-Caramulo 2013….. a 8ª edição de um histórico rally

1020….!!! Mil e vinte minutos de pura condução e 9200 cv, onde os segundos multiplicam-se e os Quilómetros tornam-se metas….. este foi o cenário da 8ª edição do Rally Histórico Luso Caramulo

Se a 7ª edição foi especial, única e mediática, a 8ª edição ultrapassou sem dúvida todas as espectativas desejadas e pensadas… mais do que um rally, foi um misto de diversão profissional que tornou esta prova como um verdadeiro exemplo a tomar…..

35 Veículos…. E mais de 100 pessoas assaltaram o Luso no passado dia 7 e 8 de Setembro. A eles, juntaram mais dois grupos, Honda S2000 e o Opel GTC…… palavras para descrever tudo isto??? Onde estão!!!???? Vamos tentar…….

Uma verdadeira massa de chaparia invadiu o Luso este fim semana passado. O Rally Histórico saiu á rua e colocou um rasto ao longo do seu percurso…que se iniciou…………….. …….personifiquemos este discurso e coloquemos mais dinâmica…..!!!! 8 horas da manhã e já a organização do Clube LusoClássicos, invadia o Grande Hotel de Luso…. A correria já se fazia sentir entre todos…puxa daqui, escreve dali…grita lá ao fundo e que tudo fique pronto para o inicio da mítica prova. Entre BMW’s, Ford’s, Opel, Renault’s, salientam-se algumas estreias bem bonitas nesta prova…. Uns vêm para correr, outros para ver, outros para ler e alguns para ganhar…há de tudo!!!! O toque badalado nas redondezas já anunciava as 10h da manhã quando de repente, os cerca de 9200 Cv que estavam no Luso começam a “bailar” ao longo do seu itinerário… em meia hora, o Luso tornou-se num livro de contos e recontos que transmitiam um cenário verdadeiramente sublime….as contagens faziam-se de minuto a minuto e os participantes concentravam a energia entre o road-book e a verdadeira potência dos seus bólides….. neste momento, o ar envolvente era de alegria e bem transmitido no rosto de todos os participantes…….
De repente, ao KM 3, o sintoma de avaria surge numa chamada, colocando a 200 á-hora toda a organização que prontamente deu a sua resposta eficaz e clara, ou não fosse este o mote deste rally… Ao longo de 87 Km, entre a Serra do Bussaco e Pombeiro da Beira, o barulho dos motores fazia-se sentir a cada árvore, que escondia o controlador a aferir cada segundo exato de uma forma exemplar e divertida…..Desde o veículo mais antigo de 1956 até ao mais atual de 2006, o espetáculo em slide e as travagens apertadas faziam o verdadeiro espetáculo deste rally…Cada passagem carregava um símbolo de adrenalina e concentração que levaram todos os participantes a passar entre vilas, aldeias, ruas, becos á descoberta do ponto final de prova…Pombeiro da Beira…. Aqui era o posto onde os resultados começavam a sair…..todos estavam com os carburadores aos saltos para perceber quem fez o quê ao longo destas 4 PECs da manhã…enquanto se almoçava, debatiam-se estratégias e resultados…uma loucura que envolveu todos ao segundo…..

O tempo voava e o relógio não parava!!!…..controladores que se organizem porque a Secção 2 tinha a sua saída bem perto….. ao minuto 45 das 14 da tarde, era dado o sinal de partida…a partir daí, e de minuto a minuto, era olhar para o horizonte e ver o Carocha a fundo, o Mustang a rolar, o Alpine a cantar, o Escort a gritar, o BMW a “cuspire”, o Toyota a saborear e o EVO a largar o prazer de curva a curva…… aproveitamos para fazer uma pausa no texto para dizer que este Rally estava de novo na estrada e ocupar todos os catetos deste triangulo que unia Bussaco, Pombeiro da Beira, Bussaco…..uma verdadeira atitude desportiva….

Obelisco…?? Bussaco….??? “Epah” o cenário já lá estava com os pinos colocados, o som já a cantar, o público eufórico e a organização nervosa….Participantes a chegar, e a perícia a aquecer….. 35 veículos a contornar o asfalto e os pinos…. Um dos pontos altos tinha chegado…a perícia do Rally!!!! O bailado foi tão intenso que entre palmas e motores nem o cair da noite se fez sentir….Opet GTE, foi o vencedor e marcou um novo record nesta prova….. Dai até á noite foi um salto…um salto de lazer e de puro relax que antecedeu o jantar e a Prova Especial Noturna…..
22h…..hora de voltar á estrada…. Os clássicos agrupam-se e ao fundo da reta ouve-se gritantemente o barulho dos modernos S2000….Houve pessoas que por momentos comentavam “o que é isto???”…….fantástico!!!! As saídas foram marcadas pela velocidade, barulho e alegria que colocaram o Luso em estado de sitio…alegria, movimento e diversão…um momento único que não se perdeu…e onde a entrega de prémios fez a alegria de todos…foi sinceramente um momento onde se agradeceu a todos a sua postura…obrigado a todos!!!

O dia seguinte é sempre diferente…. Mais calmo, mas com uma carga de adrenalina intensa…. Eram 9h e 58 minutos e a contagem atá ás 10h começa a ser efetuada…… de repente…..20 segundos!!.....10 segundos……5……2….1…Zero!!!! que se dê inicio á prova da manhã que antecede a Rampa Fundação do Bussaco…….. neste dia, juntaram-se á festa, 11 Opel GTC que animaram esta prova…… O Luso respirava o sabor do clássico e os participantes quebraram todas as esquinas deste local……fantástico!! Único!!! Belo!!! Comentários que acompanharam a subida ao Bussaco onde o grupo de juntou e “fugiu” rumo ao Caramulo…a caravana era de tal ordem extensa que ao longo dos seus participantes o calor dos motores quebrava o frio que alguns descapotáveis transmitiam…. Neste momento, já se faziam os primeiros contactos com o Caramulo a fazer o ponto de situação…..

Eram 12h e 36min, e a nas colunas do Caramulo MotorFestival era anunciado a entrada do Rally Histórico Luso Caramulo…. descrever este cenário é difícil mas ousamos dizer que a movimentação foi, tipo onda gigante que consumiu a entrada do estacionamento em frente ao Museu do Caramulo…por momentos o Luso fez a sua referencia no Caramulo…..

O final estava próximo e pelas 16h, o LusoClássicos foi incumbido de organizar a subida de todos……sim, todos os participantes que estavam presentes no MotorFestival…… á saída, o público criava o corredor de passagem e todos eram aplaudidos…… foi uma corda de veículos que tapou completamente a Rampa Histórica do Caramulo….. ao seu longo, o publico aplaudia os participantes que, com o calor humano calcavam no acelerador, fazendo soltar todos os cavalos dos seus bólides……não é fácil descrever isto…nada mesmo…….mas é fácil andar uns Quilómetros rumo ao Caramulo e assistir á 9ª edição em 2014…..aí, teremos novamente o espetáculo garantido….e a nossa presença já está confirmada!!!

O Clube LusoClássicos, agradece a todos os amigos que ajudam esta instituição e acima de tudo aplaude cada um deles sem qualquer dificuldade….. para além disso agradece também aos principais patrocinadores: Camara Municipal da Mealhada, Junta de Freguesia de Luso, Sociedade das Águas de Luso e Grande Hotel de Luso… a todos os que ajudam, acolhem e promovem o LusoClássicos, o nosso MUITO OBRIGADO…..aos outros que gostam de criticar de forma não construtiva, lançamos um convite…..Participem e sorriam…..garantimos que assim, a vida será muito melhor….. porque

“Há Momentos na Vida que não se Podem Perder….São Únicos…!!!!!”

Todos os direitos reservados ao Clube LusoClássicos | produção internet: Ventre